Pessoa

Pessoa é um sobrenome português cujas origens possivelmente estejam ligadas a um atributo físico ou moral do patriarca da família – usado como sinônimo para homem.

O nome mais antigo conhecido é o de Afonso Pessoa, que foi súdito do rei dom João II (1455-95) e que alguns genealogistas antigos dizem ser de Aragão, na Espanha, ou do Tirol, o que não se confirma pela documentação conhecida. Afonso foi nomeado capitão durante o cerco a Malaca (1511). Foi casado com Maria Arrais, sendo pai de João Pessoa, o Velho, que de seu matrimônio com Inês da Costa teve os filhos que deram seguimento ao sobrenome. Seu descendente Manuel Homem Pessoa recebeu brasão de armas em 1587.

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou ao Brasil no século 16 por meio dos filhos do casamento, em 1533, de João Fernandes Pessoa, originário do Minho, com a lisboeta Guiomar Barroso.

O sobrenome também foi adotado por famílias judaicas e de cristãos-novos. Era judeu Martinho da Cunha de Oliveira Pessoa, ancestral do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935), um dos grandes nomes da literatura portuguesa. Preso em Portugal em 1713, depois de libertado Martinho veio para Minas Gerais como “cristão-novo”, onde enriqueceu e atuou em uma sociedade judaica secreta, permanecendo por 25 anos no Brasil. Ao retornar para a Europa foi novamente preso e queimado na fogueira em 1747.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o 11º presidente do Brasil, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (1865-1942).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima