Aguiar, Aguilar

Aguiar e Aguilar são sobrenomes toponímicos ibéricos, com origem no senhorio de Aguiar, em Trás-os-Montes, em Portugal. O termo vem do latim aquilare, aquilus ou aquila (do grego agkylos), águia; talvez local onde habitavam ou se criavam águias.

O primeiro a usar o sobrenome foi dom Mendo Peres de Aguiar, que viveu no tempo dom Afonso Henriques (1106-85), o Conquistador, primeiro rei de Portugal. Seus filhos com dona Maior Garcia de Portocarreiro deram seguimento a linhagem.

Os Aguilar, por sua vez, descendem de dom Gonçalo Anes de Aguiar, bisneto de dom Mendo, que de Portugal passou a Castela no tempo do rei dom Fernando, o Santo (1201-52). Serviu a dom Afonso, o Sábio (1221-84), durante o cerco a Sevilha, recebendo por isso terras na Andaluzia, às quais nomeou com seu sobrenome – de águila, águia em espanhol. Dom Gonçalo de Aguilar morreu em 1283 combatendo os mouros. Por ter salvado a vida do Infante dom Sancho, foi sepultado na capela real de Córdoba.

Existe, porém, o sobrenome Aguilar (também Aguilera e variações), com origem em dom Egas Gómes e dom Mem Gomez Ibañez, que viveu no tempo de dom Afonso VI de Castela e Leão (1047-1109), e Pelaio de Aguilera, de procedência muito antiga na Espanha. Além de toponímico, etimologistas espanhóis dão como origem do sobrenome a característica de um ancestral familiar, que foi associado com a força, a agilidade e a grandeza da ave.

No Brasil

Da Península Ibérica o sobrenome chegou ao Novo Mundo. Na América Portuguesa Antônio Coelho de Aguiar foi governador-geral do Brasil entre 1587-91. E Rafael Tobias de Aguiar (1795-1857) era o esposo de Domitila de Castro, a marquesa de Santos, amante de dom Pedro I.

O sobrenome é encontrado entre famílias de cristãos-novos (judeus convertidos à força), tanto no Brasil quanto na Europa.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor e roteirista de HQ Luiz Antonio Farah de Aguiar, a judoca Mayra Aguiar e a cantora estadunidense Christina María Aguilera.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima