Braun

Sobrenome alemão com origem na característica física de um ancestral. Tem como origem o alto-alemão médio brun, marrom ou castanho, podendo indicar a cor do cabelo, dos olhos ou da barba; ou ainda uma pele bronzeada.

Há quem acredite que Braun também pode ter como origem o prenome Bruno, do germânico Brunhard ou Brunnar, que significaria brilhante ou “de olhos castanhos”. Existiram muitos cavaleiros e religiosos com este prenome (séc. 10 e 11), entre eles São Bruno (1030-1101), fundador da Ordem dos Cartuxos.

A menção mais antiga ao nome de família é do ano de 1329, de um Ulrich “Brune”, de Württemberg. Um pouco depois, um Peter “Braunbart” é mencionado em Praga, 1378.

No Brasil

Sendo um dos sobrenomes mais comuns na Alemanha, imigrantes Braun começaram a chegar ao Brasil no século 19.

Entre muitos nomes e lugares, destacamos Philipp Braun (1808-88), chegado com a família a São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 29 de dezembro de 1846; e o solteiro prussiano Johann Braun, desembarcado em Vitória no navio Fluminense em 21 de junho de 1858. Somente no Espirito Santo mais de trinta imigrantes Braun chegaram ao estado entre 1858 e 1873.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o cantor, payador e escritor Jaime Caetano Braun (1924-99).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima