Chavez, Chávez

Imagem mostra uma chave sobre alguns livros, indicando uma das possíveis origens do sobrenome chaves.

Sobrenome de origem ibérica. Em Portugal seria um toponímico, com origem na Vila de Chaves, distrito de Vila Real, que os lendários irmãos Garcia e Rui Lopes tomaram dos mouros em 1160. De Rui Lopes descende Lourenço Pires de Chaves, cavaleiro que viveu no final do século XIII.

Segundo historiadores, a origem da vila viria do nome romano Aquae Flaviae, “Águas Flávias”, referência às águas termais do imperador Flávio Vespasiano ali instaladas. Para outros, Chaves viria do latim clavis, chave ou tranca.

Não é possível ligar estes primeiros, porém, à família de Álvaro Lopes de Chaves, cavaleiro da Ordem de São Tiago e secretário do rei dom Afonso V (1432-81), de quem recebeu brasão de armas em 4 de abril de 1476.

Na Espanha, onde a grafia mais comum é Chávez, o sobrenome pode não ser um toponímico. A tradição diz que a família descenderia de um cavaleiro cuja fortaleza ficava em Trujillo. Cercado por um rei mouro, o astuto guerreiro cristão teria prometido rendição ao invasor. Armou, no entanto, uma emboscada. Fingindo se entregar, deixou seu refúgio com as chaves da fortaleza na mão, pronto a entregá-las ao conquistador. Ao se aproximar, porém, o rei mouro foi cercado por um pequeno grupo de homens e, em desespero, pôs-se a fugir imaginando estar encurralado por um grande exército. Vitorioso, o cavaleiro entregou as chaves da fortaleza ao rei cristão na Andaluzia, que em agradecimento concedeu-lhe um brasão de armas, o castelo e uma vila, além da permissão de casar suas filhas com fidalgos. Alguns etimologistas espanhóis, porém, indicam origem patronímica para Chaves. Viria de Santiago, de sanctus e Iagus, origem de sobrenomes como Diaz, Xave e Xaviz.

Chaves ou Chávez, a família se espalhou pela Península Ibérica e, depois, pela América. 

No Brasil

O sobrenome também foi adotado por cristãos-novos, judeus convertidos à força ao cristianismo. Entre outros, mencionamos Luiza de Chaves, filha de Diogo Chaves, cristã-nova, natural e moradora do Forte Velho, na Paraíba em 1732.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o presidente venezuelano Hugo Chávez (1954-2013) e o humorista brasileiro Jurandyr Czaczkes Chaves, o Juca Chaves.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima