Dias, Diaz

Imagem do teto de uma sinagoga, fazendo alusão a origem religiosa do sobrenome dias e diaz

Entre os espanhóis, Diaz; entre os portugueses, Dias. É um patronímico de origem, ibérica, do prenome Diego ou Diogo, que, por sua vez, vem do latim Didacus, cuja origem é Santiago, de sanctus e Iagus, contração de Iacobus (Jacó), latinização do hebraico Ya’akov. 

Há muitas famílias com este sobrenome, com diferentes origens, sem ligação alguma entre elas. Entre os nobres lusitanos, uma das famílias mais antigas é a de Damião Dias, filho de Francisco Dias, escrivão da fazenda dos reis dom Manoel (1469-1521) e dom João III (1502-57).

No Brasil

Existem menções ao sobrenome desde o século 16, como a da família de Jerônimo Dias, de São Paulo. No Rio de Janeiro, são encontrados registros de mais de setenta famílias Dias entre os séculos 16 e 17, entre as quais a de José Pinto Dias e Maria Luiza de Souza, ancestrais do comendador Luiz de Souza Dias (séc. 19).

Existem também Dias(z) entre os cristãos-novos e judeus. Em uma lista da congregação Tzur Israel (1648-54), no Brasil holandês, David Diaz é mencionado como membro e um dos líderes comunidade. Diogo Dias Brandão e Duarte Dias Henriques aparecem como proprietários de engenhos quase na mesma época (1630-54). Em 1726, o cristão-novo Antônio Dias Correa, natural do Rio Torto e morador do Rio de Janeiro, é mencionado em processo.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o poeta Antônio Gonçalves Dias (1823-64), autor do poema Canção do exílio, o dramaturgo Alfredo de Freitas Dias Gomes, o Dias Gomes (1922-99), e a atriz norte-americana Cameron Diaz.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima