Borba

Borba (ou de Borba) é um sobrenome toponímico português, com origem na vila de Borba, em Évora, Alentejo. Filologistas afirmam que origem do termo vem do celta borva (plural de borvon), de uma fonte ou nascente, tendo a mesma raiz do francês Bourbe, lama ou lodo, e Bourbon. A tradição da vila, porém, acredita que o nome teria origem em um grande barbo (espécie de peixe) que apareceu em um tanque de água nativa junto a Igreja da Misericórdia.

Borba não consta nos principais registros da nobiliarquia portuguesa, salvo como título de nobreza. Foram condes de Borba dom Vasco Coutinho (1486) e dom José Pedro Pereira Carvalho Nunes (1704).

No Brasil

De toda forma, o sobrenome tornou-se popular. De Portugal o sobrenome passou aos Açores e daí ao Brasil. Em 1619, o nome do sargento-mor Antonio Vaz Borba consta entre os eleitos para Câmara de São Luís do Maranhão. Durante o século 18, várias famílias açorianas com este sobrenome chegaram ao sul do Brasil. Entre elas, a de Francisco Machado de Borba, mencionado em Viamão, Rio Grande do Sul, em 1770.

Também de Açores era Belchior de Borba Gato, chegado a São Paulo por volta de 1628. Nascido por volta de 1610, na Ilha Terceira, casou no Brasil com Ana Rodrigues de Arzão, deixando descendência. Sua irmã Beatriz de Borba Gato era avó do famoso bandeirante Manuel de Borba Gato (1649-1718).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Hermilo Borba Filho (1917-76) e a cantora Emília Savana da Silva Borba, a Emilinha Borba (1923-2005).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima