Figueiredo, Figueredo

Sobrenome toponímico português com origem na torre e no julgado de Figueiredo, na comarca de Viseu. O nome mais antigo conhecido é o de Soeiro Martins de Figueiredo, que viveu durante os reinados de dom Afonso II (1185-1223), dom Sancho II (1209-48) e dom Afonso III (1210-79), e que por volta de 1260 fez doação de fazendas ao mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Há controvérsia sobre sua filiação, que pode ser Estevão Soares de Figueiredo, possivelmente pai de Vasco Esteves de Figueiredo, senhor da torre e julgado de Figueiredo, do qual a família tomou o sobrenome.

A origem do nome da quinta da família viria do ancestral Goesto Ansures (ou Guesto Anzur), cavaleiro semilendário que teria chegado a Portugal como fugitivo de alguns crimes cometidos e libertado algumas donzelas que estavam sendo conduzidas pelos mouros como pagamento de um tributo anual de cem jovens que eram destinadas a serem concubinas do rei de Córdoba, um acordo realizado com o rei Mauregato, de Leão. Ansures teria libertado seis jovens cristãs, se apaixonado por uma delas e com ela tido um filho, Ansur Goestis, cavaleiro que vivia em Viseu em 871. Há duas versões para a história. Na primeira, a libertação teria sido realizada num figueiral, local que deu origem a vila de Figueiredo das Donas. A segunda afirma que, tendo ficado sem armas, Ansures teria usado como maça (arma de guerra medieval) o tronco de uma figueira. Esta versão estampa o timbre do brasão de armas mais antigo dos Figueiredo, onde consta um braço empunhando um ramo de figueira (no escudo, aparecem cinco folhas de figueira).

Mais tarde, em 8 de outubro de 1528, João de Figueiredo, que esteve no cerco de Arzila, em 1471, recebeu um brasão de armas de dom João III (1502-57) acrescido de uma torre com quatro bandeiras.

No Brasil

O sobrenome começou a chegar ao Brasil no século 17. Entre alguns nomes, citamos o de José Álvares de Figueiredo (1744-1822), fundador da cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais, e Caetano de Brito e Figueiredo, governado-geral do Brasil (1719-20).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Afonso Celso de Assis Figueiredo, o visconde de Ouro Preto (1836-1912), presidente do Conselho de Ministros derrubado pela Proclamação da República, em 1889; o 30º presidente do Brasil, João Batista de Oliveira Figueiredo (1918-99); o ator Paulo José Figueiredo e o escritor Lucas Figueiredo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima