Madureira

Sobrenome toponímico português, com origem na Torre de Madureira, em Terras de Bragança. É provável que o nome do local venha de madureiro, lugar usado para fazer amadurecer frutos.

O primeiro a usar Madureira com nome de família foi Pedro Feijó de Madureira, senhor do morgado de Parada e supostamente descendente de Álvaro Annes de Souza e dos senhores do Vale dos Prados, Vila Franca, Frieira, Vidoedo e Rufe. Casado com dona Isabel Coutinho teve com ela Álvaro Annes de Madureira, que por homicídio se refugiou na cidade do Porto. Esteve este na batalha de Aljubarrota (14 de agosto de 1385) com dois filhos e 25 cavaleiros. Do seu segundo casamento, com Brites Martins, Álvaro deixou a geração que deu seguimento ao sobrenome.

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou ao Brasil. No começo do século 17 Luís de Madureira foi auditor-geral e ouvidor da capitania do maranhão. No século 18, entre as famílias açorianas chegadas ao sul do país, citamos, entre outras, a de Domingos Sarmento de Madureira, que recebeu data de terras em Viamão, no Rio Grande do Sul, em 1791.

Um dos nomes mais conhecidos do sobrenome é o do boiadeiro Lourenço Madureira, cuja fazenda do Campinho, arrendada do capitão Francisco Ignácio do Canto no início do século 19, deu origem ao bairro Madureira, no Rio de Janeiro.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o maestro Antônio Madureira.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima