Sobrenome alemão com origem na característica física de um ancestral, designando alguém de baixa estatura, esbelto, delicado, do médio alto alemão klein, pequeno, magro. Também podia ser usado para diferenciar o pai do filho, a exemplo de Jung, Júnior ou Filho. Usado desde o século 14, existem variações regionais, como Kleint e Kleiner (na Silésia).
Klein é um dos sobrenomes mais comuns na Alemanha, sendo adotado também por famílias de judeus asquenazes. Um dos nomes mais conhecidos é o do estilista Calvin Richard Klein, nova-iorquino judeu de origem húngara e proprietário da famosa marca de roupas Calvin Klein.
No Brasil
É um dos nomes de família mais populares entre os imigrantes que chegaram ao Brasil a partir do começo do século 19. Pelo menos cinco famílias Klein chegaram à Nova Friburgo, em 1824, todas vindas de Becherbach, Hessen, e chegadas ao Rio de Janeiro no navio Argus.
No Rio Grande do Sul, é o sexto nome de família mais comum entre os imigrantes chegados ao estado durante o Primeiro Reinado (1822-31). São 79 imigrantes registrados com este sobrenome. Os dois primeiros são os chefes de família Johann Jacob Klein e Adam Klein, chegados com numerosas famílias a São Leopoldo em 16 e dezembro de 1827.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Sérgio Klein (1963-2010) e o político Odacir Klein.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA