Klein, Kleint

Sobrenome alemão com origem na característica física de um ancestral, designando alguém de baixa estatura, esbelto, delicado, do médio alto alemão klein, pequeno, magro. Também podia ser usado para diferenciar o pai do filho, a exemplo de Jung, Júnior ou Filho. Usado desde o século 14, existem variações regionais, como Kleint e Kleiner (na Silésia).

Klein é um dos sobrenomes mais comuns na Alemanha, sendo adotado também por famílias de judeus asquenazes. Um dos nomes mais conhecidos é o do estilista Calvin Richard Klein, nova-iorquino judeu de origem húngara e proprietário da famosa marca de roupas Calvin Klein.

No Brasil

É um dos nomes de família mais populares entre os imigrantes que chegaram ao Brasil a partir do começo do século 19. Pelo menos cinco famílias Klein chegaram à Nova Friburgo, em 1824, todas vindas de Becherbach, Hessen, e chegadas ao Rio de Janeiro no navio Argus.

No Rio Grande do Sul, é o sexto nome de família mais comum entre os imigrantes chegados ao estado durante o Primeiro Reinado (1822-31). São 79 imigrantes registrados com este sobrenome. Os dois primeiros são os chefes de família Johann Jacob Klein e Adam Klein, chegados com numerosas famílias a São Leopoldo em 16 e dezembro de 1827.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Sérgio Klein (1963-2010) e o político Odacir Klein.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima