Cordeiro

Sobrenome ibérico, com origem em um apelido, característica ou qualidade moral do ancestral da família, normalmente associado a alguém dócil ou humilde; ou também a uma atividade profissional. É possível que tenha surgido na Espanha e depois passado a Portugal por meio da Galícia, identificando mais de uma família, sem ligação entre elas. Cordeiro, ou cordero, em espanhol, tem origem no latim vulgar cordarius (do latim cordus ou chodus), nascido tarde, fora do tempo ou da estação apropriada (animais ou frutos); o filhote do carneiro e da ovelha.

No Brasil

Da Península Ibérica, o sobrenome passou aos Açores e à América. No arquipélago atlântico nasceu o padre Antônio Cordeiro (1641-1722), autor de História Insulana (1717). No Brasil, somente no Rio de Janeiro mais de vinte famílias são registradas nos dois primeiros séculos de colonização. Entre outras, mencionamos a de Antônio Cordeiro (1635-98).

O sobrenome também foi usado por famílias judaicas, em Portugal e no Brasil (cristãos-novos).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor e político Eugênio Cordeiro (1889-1988); o militar, revolucionário e governador do RS e de PE, Osvaldo Cordeiro de Farias (1901-81); o ator Erom Cordeiro e o cantor Edson Cordeiro.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima