Sobrenome toponímico português, com origem no latim patrum, campina, campo ou sítio. O primeiro a usar o sobrenome teria sido, ainda que haja controvérsia, dom João Nunes do Prado, filho bastardo de Pedro Esteves Carpinteiro e dona Branca, filha do rei dom Afonso III (1210-79). Dom João foi mestre de Calatrava e servo do rei dom Afonso XI (1311-50) e de seu filho dom Pedro de Castela (1334-69), chamado de “o cruel”, que o mandou matar.
Querem alguns genealogistas, no entanto, que os Prado tenham origem no século 10. Descenderiam de um dos reis de Leão, que durante uma caçada teria encontrado uma lavadeira ou pastora e com ela tido um filho a que chamaram de Prado, porque gerado no campo – o local teria dado origem a vila de Prado. Outra história afirma que na região de Braga existia um rei e que esteve teve um filho com dona Branca Guterres da Silva. Sendo ela senhora de um lugar chamado Prado o bastardo também se chamou Prado. A vila de Prado fica a 10 quilômetros de Braga.
No Brasil
O sobrenome Prado chegou ao Brasil em várias épocas e em várias regiões – e também com origens distintas. O pioneiro foi João do Prado, natural de Olivença, que veio para a colônia com Martim Afonso de Souza em 1531, sendo mais tarde juiz ordinário de São Paulo em 1588 e 1592. Muito tempo depois, entre outros, chegou ao Brasil no final do século 18, vindo de Prado, o sargento-mor português Antônio da Silva do Prado. Deste descende Antônio da Silva Prado (1840-1929), primeiro prefeito de São Paulo e seu gestor durante quatro mandatos consecutivos (1889-1911).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o médico Almeida Prado (1889-1965), o historiador Caio Prado Júnior (1907-90) e a escritora Adélia Prado.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA