Gama

Sobrenome português cuja origem é desconhecida, provavelmente um toponímico (da vila ou do lugar chamado Gama), mas há quem acredite que proceda de um apelido primitivo (a fêmea do gamo, mamífero da família Cervidae). O nome mais antigo de que se tem notícia é o de João Alvares da Gama, cujo pai, Álvaro Annes, viveu no tempo do rei dom Afonso IV (1291-1357) e lutou na batalha de Salado (1340). João Alvares é tetravô de Vasco da Gama (1469-1524), descobridor do caminho marítimo para as Índias, em 1498.

No Brasil

O sobrenome chegou ao Brasil ao longo do período colonial, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste, com muitas famílias sem parentesco em comum. Também foi adotado por cristãos-novos, judeus convertidos forçosamente ao cristianismo, e escravizados africanos. O primeiro Gama a pisar o solo brasileiro foi Gaspar da Gama, judeu de origem desconhecida, talvez polonês ou espanhol, que foi preso por Vasco da Gama em Goa, batizado como cristão com o sobrenome do navegador português, e levado a Portugal, de onde partiria como intérprete da frota de Pedro Alvares Cabral, em 1500.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o poeta Basílio da Gama (1741-95) e o advogado abolicionista Luiz Gama (1830-82).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima