Gonzaga

Sobrenome toponímico italiano, com origem em Mântua, na Lombardia. A família governou o ducado por quatrocentos anos, entre os séculos 14 e 17. A etimologia poderia vir, segundo uns, do nome latino Verecundus, que truncado transformou-se em “Cundusaca” e daí Gonzaga (ou Gunsàga, no dialeto local). Para outros, porém, viria de gunzu, termo germânico para campo verde e agradável, ou gond, batalha. O primeiro de que se tem notícia foi Filippo Corradi da Gonzaga, que viveu no século 12 e tirou o sobrenome das terras da família em San Benedetto Po, na província de Mântua.

O nome da família se espalhou também pela França e Península Ibérica, por ligação de parentesco ou por crença religiosa, homenagem a São Luís de Gonzaga (1568-91). Há quem afirme que a família portuguesa proceda de um topônimo de origem basca e não tenha ligação com a Itália.

No Brasil

Há muitas famílias Gonzaga que chegaram ao Brasil durante o período colonial sem ter origem comum.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o advogado e poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e o cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912-89).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima