Sobrenome toponímico português, que se supõe tenha origem na quinta de Sá, em Guimarães, pois há outras localidades com este nome. Sá, ou “Saa” em português antigo, viria do germânico saal, “morada” ou “pousada”; “aposento de grandes dimensões próprio para recepções” (o vocábulo saal deu origem ao substantivo comum “sala” – ou “salla”, no português do século 13). Há divergência quanto ao local e também quanto à antiguidade. Para alguns, Rodrigo Anes de Sá, que viveu no tempo de dom Dinis (1261-1325), seria o mais antigo a usar o sobrenome.
A maioria dos genealogistas, porém, registra o filho de Rodrigo, João Afonso de Sá, contemporâneo de dom Afonso IV (1291-1357) e dom Pedro I (1320-67), também senhor da quinta em Guimarães, como o primeiro. Do seu casamento com dona Teresa Rodrigues de Berredo, nasceram os filhos que deram seguimento a família Sá, embora existam familiares sem conexão com esta linhagem – no Brasil, por exemplo, existem famílias de ex-escravizados africanos que adotaram o sobrenome dos antigos senhores.
Sá chegou ao Brasil no século 16. Mem de Sá (1504-72) foi o terceiro governador-geral do Brasil (1558-72) e Estácio de Sá (1520-67), fundador da cidade do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1565. Há diversas pessoas desta família ligadas à história do país ao longo dos séculos 17 e 19. Mencionamos Gonçalo Correia de Sá, capitão-mor de São Vicente, em 1617-1620.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos as cantoras Sandra de Sá e Roberta Sá, e o jornalista Francisco Reginaldo de Sá Menezes, o Xico Sá.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA