Bloch é um sobrenome toponímico usado por judeus asquenazes, do Leste Europeu. A origem da palavra vem do alemão walah ou walch, que identificava um estrangeiro de procedência latina (italiana ou francesa), e que daria origem ao polonês Waloch, depois Wloch e, finalmente, Bloch.
Já Block, que também pode estar ligado a famílias judaicas, procede do médio alto alemão bloch ou blok, que pode ter significados variados: um indivíduo que vive em um campo ou área delimitada por uma vala; um indivíduo rude ou desajeitado, baixo ou gordo; pode designar, ainda, prisioneiros que eram presos pelos pés com blocos ou, indiretamente, um guarda que fazia uso de blocos para manter prisioneiros.
Ambos os sobrenomes chegaram ao Brasil no século 19. Entre outros, mencionamos a família do alemão Frederick Block, chegada a São Paulo em 1890, e o solteiro Joseph Bloch, alemão desembarcado em 1891.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Adolpho Bloch (1908-95), imigrante ucraniano de 1922, fundador da Editora Bloch e da Rede Manchete. São seus parentes o ator, dublador e diretor Jonas Bloch e a filha, também atriz, Débora Bloch.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA