Sobrenome toponímico, com presença tanto na Península Ibérica quanto na Itálica. A origem etimológica é latina, de montis, “monte”, “montanha” ou “elevação”, e nigri, nigror ou nigredo, “cor negra”.
O nome mais antigo conhecido é o de dom Álvaro Lopes de Montenegro, senhor da torre de Montenegro, na Galícia espanhola, de onde a família tomou o sobrenome. Afirmam alguns genealogistas que ele descenderia do rei dom Fruela I (722-68). Dom Álvaro viveu no começo do século 15 e foi casado com dona Teresa Sanches, com quem teve os filhos que deram seguimento ao sobrenome. Há outros topônimos na Espanha que podem indicar a origem de outras famílias: Montenegro, na província de Soria, e Montnegro, em Ciudad Real.
Entre os italianos, a origem é Montenegro, país na costa ocidental do mar Adriático e que pertenceu a República de Veneza, na Itália, por mais de três séculos (entre o 15 e o 18).
Seja de Portugal, Espanha ou Itália, o sobrenome chegou ao Brasil ao longo dos séculos 18 e 19, principalmente durante a década de 1890. Há representantes desembarcados em São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Entre os nomes conhecidos da história brasileira está o de Caetano Pinto de Miranda Montenegro (1748-1827), o marquês da Vila Real da Praia Grande, que chegou ao Brasil em 1790, foi governador do Mato Grosso (1792-1804) e de Pernambuco (1805-1817), além de ministro da Justiça após a Independência.
Algumas pessoas de destaque com este sobrenome são o músico Oswaldo Montenegro e o poeta e roteirista de TV e cinema Marcelo Montenegro. Embora seja uma das personalidades mais conhecidas no país com este sobrenome, o nome de batismo da atriz Fernanda Montenegro é Arlette Pinheiro Esteves da Silva.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA