Sobrenome alemão com origem em uma ocupação. A etimologia vem do alto-alemão médio maln, mahlen, “moer”, e Mann, “homem”, ou seja, uma referência àquele que é ajudante de moleiro ou servo em um moinho. Em alemão antigo, moinho (Mühle) era escrito como muli, vindo do latim molendinun. Aquele que trabalhava no moinho era o mulnaere (Müller), vindo da forma latina molinarius.
Como nome de família, Mallmann, ou variações como Mählmann e Mahlmann, é mencionado desde o século 16, especialmente no Hunsrück e Palatinado, no sudoeste da Alemanha. Como todo sobrenome vindo de profissões, nem todas as famílias têm ligação de parentesco.
O sobrenome chegou ao Brasil no começo do século 19, com o início da imigração alemã no país. A família pioneira foi a de Johann Nicolau Mallmann, natural de Halsenbach e chegado a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, com a esposa e quatro filhos em 16 de dezembro de 1827. Ferreiro e católico, Johann Nicolau se estabeleceu em Dois Irmãos, município do mesmo estado. Outros oito representantes da família, incluindo um irmão do pioneiro, desembarcaram no Brasil até o fim do Império.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor e roteirista Max Mallmann (1968-2016) e a top model Shirley Mallmann.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA