Sobrenome zoonímico latino, tanto ibérico quanto italiano, com origem na característica de um ancestral. Procede do latim gallus, “galo”, a ave doméstica, e tem origem na Idade Média quando, de forma jocosa ou polêmica, era associada a arrogância, altivez, vigilância ou aptidão ao comando de alguém. Também pode ser uma referência a indivíduos originários da Gália (a França moderna) ou a Galli, os gauleses. Além de Galo ou Gallo, entre os italianos exitem, ainda, variações como Galli, Gallone, Del Gallo, Gallino, entre outras.
O sobrenome chegou ao Brasil principalmente entre o final do século 19 e o começo do século 20 com os imigrantes italianos. Há um grande número de famílias chegadas ao país entre 1880 e 1920. Entre os pioneiros estão as famílias de Giuseppe Galo, estabelecida em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, em 15 de junho de 1877; a de Carlo Gallo, chegado a São Paulo em 17 de janeiro de 1882; e a de Ferdinando Gallo, desembarcada no Espírito Santo em 27 de dezembro de 1888.
No período colonial, há referências ao sobrenome entre os cristãos-novos, judeus convertidos à força ao cristianismo.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o professor e escritor Mayrant Gallo, o ex-futebolista e treinador Alexandre Gallo e o jornalista Rogério Gallo.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA