Sobrenome toponímico ibérico, com origem nas vilas de Benavides, nas províncias espanholas de León, Salamanca e Palência. Segundo alguns, o vocábulo poderia vir do árabe para “filho de escravo ou de um servo” ou “filho de Avides”, um rei lendário que teria vivido antes da era cristã (ben + abd; ben Avid).
Benavides/Benevides é conhecido como sobrenome desde o século 12, quando dom João Afonso, filho ilegítimo de dom Afonso VII (1105-57), rei de Castela e Aragão, o adotou por ser senhor de Benavides. O sobrenome foi transmitido por varonia até João Afonso de Benavides. Este, sem filhos, deixou herança, sobrenome e brasão de armas a Mem Rodrigues de Biedma, bisneto de Rodrigo Inigues de Biedma, nobre galego que esteve na tomada de Jaén, em 1246. Mem Rodrigues de Biedma e Benavides foi senhor de Benavides, Santo Estevão del Puerto, Javalquinto, Despelunque, Menxivar e Roda, guarda-mor do rei dom Pedro I (1320-67) e capitão-general da fonteira nos anos de 1360. De seus filhos descendem os Benevides.
Em Portugal, o sobrenome chegou com Inês de Benavides, esposa de Pedro de Mendanha, alcaide-mor de Castro Nuno, em Castela, e Barcelos, em Portugal. O filho Gregório de Benavides (ou Benevides) deu seguimento ao sobrenome. Embora existam linhagens nobres bastante antigas, mais de uma família adotou o topônimo, sem ligação entre si.
Um dos primeiros a usar o sobrenome no Brasil foi Salvador Correia de Sá e Benevides (1594-1688), capitão-mor do Rio de Janeiro em três oportunidades (1637-42; 1648 e 1659-60), além de administrador de todas as Minas do Brasil, membro dos Conselhos de Guerra e Ultramarino, entre outros cargos. Sá e Benevides era filho e neto de administradores coloniais. Seu pai, Martim Correia de Sá (1575-1632), foi o primeiro carioca a governar o Rio de Janeiro (1602-8). Nascido na Espanha, Sá e Benevides herdou o sobrenome materno de dona Maria de Mendoza y Benevides.
Com este sobrenome, há vários imigrantes, tanto espanhóis quanto portugueses, chegados ao Brasil entre o final do século 19 e começo do século 20. O jornalista Roberto Benevides e o ator Pedro Benevides, o Bené, são exemplos de personalidades com o sobrenome.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA