Sobrenome alemão com origem em uma profissão. O vocábulo procede do baixo alemão médio schroder e schrader ou do alto alemão médio schrotaere ou schroter. O significado mais comum é o de alfaiate (Schneider geralmente designa o cortador de têxteis), mas também pode se referir ao fabricante de moedas ou ao carregador de barris de vinho ou de cerveja.
As menções mais antigas ao sobrenome aparecem no século 14, em Colônia e Wetzlar (1347). Como surgiu de uma profissão, há várias famílias com este sobrenome sem ligação alguma entre si. Na Alemanha, está entre os vinte sobrenomes mais comuns.
Schroeder ou Schröder, o nome de família chegou ao Brasil no começo do século 19 com o início da imigração de populações de língua alemã. O pioneiro foi August Wilhelm Schröder, que chegou a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 14 de abril de 1826. Na sequência, outros chegaram em vários estados brasileiros. O lavrador Carl Schroeder chegou a Joinville, Santa Catarina, em 5 de dezembro de 1852. A família do pomerano Carl Schroeder, de Glietzig, desembarcou em Vitória, no Espírito Santo, em 28 de junho de 1859, sendo enviada à colônia Santa Leopoldina.
Entre algumas personalidades com este sobrenome estão o jornalista Carlos Henrique Schroeder e o ator Jefferson Schroeder.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA