Sobrenome italiano, com origem na característica física e/ou apelido de um ancestral. Mancini, que significa “canhoto”, vem do latim manca ou mancum, o que originalmente indicava um defeito físico, fraqueza ou imperfeição (como a falta de uma mão ou de um braço) e, mais tarde, passou a indicar alguém que usava a mão esquerda com mais destreza do que a direita. É um nome de família bastante comum nas regiões da Toscana, em Campania e Puglia, podendo não haver ligação entre elas.
O sobrenome já era conhecido pelos antigos romanos, com Lucius Hostilius Mancinus, general e cônsul de Roma no século II a.C. Ainda em Roma, um Lucio Mancini viveu no século 10. Outras famílias surgem em diferentes épocas. Na Sicília, durante o século 13, viveu Giacomo Mancini. Em Nápoles, Domenico Nicola Mancini foi feito marquês de Fusignano, no século 16.
No final do século 19, o sobrenome chegou ao Brasil, com o início da imigração italiana. Entre as famílias pioneiras, mencionamos a de Angel Antônio Mancini, chegada ao estado de São Paulo em 15 de janeiro de 1883. Há muitos imigrantes com este sobrenome desembarcados em Santos, principalmente entre as décadas de 1880 e 1910. Há presença de Mancini também no Espírito Santo, para onde se dirigiu Augusto Mancini, que desembarcou em Vitória em 1885.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o treinador de futebol Vagner Mancini e o ator Eduardo Mancini.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA