Sobrenome toponímico italiano, com origem em piazza, “praça”, “lugar aberto”, “mercado” ou “estrada larga”. O vocábulo deriva do latim platea e plateaum, do grego plateia, forma substantiva de platys, “largo” ou “amplo”.
Além de Piazza, muito comum na Sicília e no norte da Itália, existem variações como Piazzi, Del Piazzo, Del Piaz, Dalpiaz (frequente em Trento), Piazzola, entre outras. Pode indicar proveniência em diversos topônimos italianos ou, ainda, em um ancestral que mantinha um ofício em uma praça ou local público aberto, sem que haja ligação entre as famílias que adotaram o sobrenome.
Os Piazza chegaram ao Brasil no final do século 19 com o início do processo imigratório com italianos. O pioneiro parece ter sido Gaspero Piazza, que desembarcou com a família em Vitória, no Espírito Santo, no navio Moheley em 24 de fevereiro de 1876. Em São Paulo, a família de Domenico Piazza desceu em Santos do navio Maria, em 16 de abril de 1885. No Rio Grande do Sul, viveu, entre outras, a família de Angelo Piazza, chegado à colônia Caxias, X légua (hoje Flores da Cunha), em 18 de março de 1884.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jogador Wilson da Silva Piazza, campeão mundial de futebol em 1970 com a seleção brasileira.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA