Toledo

Palácio fortificado Alcázar de Toledo, na cidade de Toledo, Espanha.

Sobrenome toponímico espanhol, com origem na cidade de Toledo, na comunidade autônoma de Castela-Mancha, ou na localidade homônima, em Huesca. A primeira, mais famosa, remonta à antiguidade celtibera. No segundo século antes de Cristo, a cidade foi conquistada pelos romanos e batizada de Toletum (ou Toleium). Alguns etimologistas acreditam em uma origem hebraica, vindo de Toledoth, o que a maioria dos pesquisadores descarta. É provável que tenha origem celta, já que a raiz tol, associada às águas, aparece em diversos topônimos celtas. Durante a ocupação árabe da Península Ibérica, a cidade foi chamada de Tulaytula.

O sobrenome teria surgido no século 11, com um cavaleiro que participou da tomada da cidade aos mouros. Tal cavaleiro, segundo genealogistas, descenderia dos imperadores de Constantinopla. Há diversos troncos, muitos sem ligação alguma entre si. Em Portugal, há registros do sobrenome desde o século 12.

No Brasil, entre os primeiros, mencionamos Simão de Toledo Piza (ca.1612-68), natural da Ilha Terceira e governador do castelo de São Felipe, em Angra. De seu casamento com Gracia da Fonseca Rodovalho, em 1640, deixou vasta descendência. Outro nome conhecido é o de João de Toledo Castelhanos, Juiz Ordinário e de Órfãos de São Paulo (1680). Existem ainda as famílias Toledo Soares, Toledo Ribas, Toledo Machado e Toledo Lisboa.

Uma das personalidades notáveis com este sobrenome é o humorista Ary Toledo.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima