Sobrenome toponímico espanhol, com origem em Valdés, antigo nome de Luarca, capital do concelho de Valdés, no principado das Astúrias. Valdés seria uma contração de Valle del Esva (“Val d’Ese”), o vale do rio Esva. O nome do rio viria do indo-europeu eis ou esica, “lugar de água corrente”. A cidade de Valdés teria sido erguida por um cavaleiro inglês e ganhado carta de fundação no século 13.
Entre os primeiros a usar Valdés como nome de família está Pedro Meléndez de Valdés, cavaleiro de dom Afonso VIII de Castela (1155-1214), que teria falecido em 1210 e foi sepultado em San Vicente de Oviedo.
Em Portugal, o sobrenome tem origem em Gonçalo Mendes de Valdés, nobre e descendente dos senhores de Valdés, e Jerônimo Garcia Valdés, soldado de cavalaria castelhano da guarnição do castelo de Lisboa, em 1592. Ambos tiveram filhos que usaram tanto Valdés quanto Valdez.
Da Península Ibérica, o sobrenome passou à América. Embora não tenha deixado descendentes no país, o primeiro a chegar ao Brasil foi o general Diogo Flores de Valdés (1530-95), que atuou na armada espanhola, sendo responsável pela guarnição e construção de diversas fortalezas no litoral brasileiro e pelo primeiro povoamento europeu na Paraíba, o forte de São Filipe e São Tiago (1584).
Muito comum na América Espanhola, o sobrenome tem entre seus mais populares representantes o ator mexicano Ramón Valdés, intérprete de Seu Madruga, no seriado “Chaves”.
No Brasil, uma das personalidades notáveis com o sobrenome é a jornalista Paula Valdez.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA