Sobrenome toponímico italiano, com origem no latim medieval buscus, do alemão antigo busk, “bosque”. Para alguns pesquisadores, poderia indicar também um lenhador ou alguém que vivia ou trabalhava em um bosque. Além de Bosco, há vários nomes de família derivados do topônimo, seja no diminutivo ou em flexões no plural, como Boschetto, Boschi, Boscato, Boscatini e Dal Bosco ou Dalbosco.
O sobrenome é bastante conhecido na Itália e no Brasil por meio de João Melchior Bosco (1815-88), conhecido como dom Bosco, fundador da sociedade São Francisco de Sales. Padroeiro dos jovens e estudantes (e de Brasília, capital brasileira), dom Bosco foi canonizado em 1934.
No Brasil, o sobrenome Bosco chegou com os imigrantes italianos no final do século 19. Entre outros, mencionamos o solteiro Angelo Bosco, desembarcado em Santos, São Paulo, em 9 de junho de 1891, e a família de Domenico Bosco, chegada a Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 24 de setembro de 1891.
Entre os nomes de família com a mesma raiz etimológica, mencionamos, dentre vários outros, imigrantes Boscato (Rio Grande do Sul, 1884, e Espírito Santo, 1895), Boschetto (Rio Grande do Sul, 1880), Dal Bosco (São Paulo, 1895) e Dalbosco (Espírito Santo, 1876).
Personalidades brasileiras com o sobrenome são o jornalista e escritor João Bosco Martins e o jornalista João Bosco Vaz.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA