Sasaki

Árvore próxima ao lago Saiko, em frente ao monte Fuji, no Japão

Sobrenome popular no Japão, Sasaki, como muitos nomes de família japoneses, é um toponímico, ou seja, identifica o local de proveniência ou lugar de moradia da família. Neste caso, viria de “árvore de apoio” (de sa, “ajuda”, e ki, “árvore”).

A família Sasaki mais antiga conhecida pertence ao clã de samurais descendente de Minamoto no Masanabu (920-93), neto do imperador Uda (868-97), que surgiu na antiga província de Omi (hoje Shiga). O bisneto de Minamoto, Sasaki no Yoshitsune (1000-58), um nobre e líder militar do período Heian, foi o primeiro a usar o nome de família. Entre os mais famosos do clã está Kojiro Sasaki (1575-1612), notável espadachim que foi morto em um duelo contra o famoso ronin Musashi Miyamoto (1584-1645), do clã Tokugawa e autor de “O Livro dos Cinco Anéis”, um tratado de estratégia militar.

O primeiro com o sobrenome a chegar ao Brasil foi o solteiro Ritsuji Sasaki, desembarcado em Santos, São Paulo, em 1910. Dois anos mais tarde, chegaram as famílias de Mitsutaro e Suekichi Sasaki. Muitos outros Sasaki desembarcariam no país nos anos seguintes, principalmente nas décadas de 1920 e 1930, durante o período entre guerras.

Uma personalidade brasileira com o sobrenome é o ginasta Sérgio Sasaki.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima