Sobrenome toponímico ibérico, com origem em acidentes geográficos ou localidades espanholas de Oviedo, Lugo, Albacete, Jaén, Navarra e Castela, ou em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, em Portugal. É proveniente do latim penna, que significa “pedra grande de um rochedo” ou “penhasco” – não tem relação com o latim pinna, de pluma. Entre outros nomes de família, deu origem a La Peña, Lapena ou La Penha. Por ter origem em diversas regiões, as famílias não têm ligação alguma entre si.
De Ribeira de Pena surgiu o ramo do qual descende o fidalgo português Francisco Gonçalves Penha, no século 17, e seu homônimo, o barão de São Tomé, no século 18.
O sobrenome pode ter origem, ainda, no culto a Nossa Senhora da Penha. Segundo a história, a virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, teria aparecido a um monge que viveu no século 15 na montanha de Peña de Francia, em Salamanca, comunidade autônoma espanhola de Castela e Leão. No Brasil, a devoção chegou no século 16 com a construção do convento da Penha, em Vila Velha, no Espírito Santo, entre 1558-70, pelo frei Pero Palácios (1500-70).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica brasileira que deu origem à Lei Maria da Penha (2006), cujo objetivo é auxiliar no combate à violência contra mulheres. O humorista Hélio de la Peña é o nome artístico de Hélio Antonio do Couto Filho, nascido e criado na Vila da Penha, Rio de Janeiro.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA