Kürschner (ou Kirschner) é um sobrenome alemão com origem em uma profissão. Deriva do alto alemão-médio kürsener, quem manufatura ou comercia peles.
Kürschner é mencionado como nome de família desde o século 14, em Breslau, Alemanha. A forma Kirschner, porém, pode ainda estar associada ao produtor de cerejas ou a localidades onde existem plantações de cerejas (Kirsche, -en). Já Kirchner, embora semelhante (mas sem a letra “s”), tem origem na ocupação ou atividade profissional de sacristão, o responsável pela limpeza, ordem ou guarda de uma igreja, ou auxiliar de um sacerdote.
O sobrenome Kirschner chegou ao Brasil em meados do século 19, com imigrantes alemães. Entre os pioneiros está a família de Heinrich Kirschner, esposa e três filhos, chegados ao Rio de Janeiro na barca América e a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no vapor Continentista. Os quatro integrantes da família chegaram à cidade gaúcha de São Leopoldo em 9 de março de 1853.
O nome de família Kirchner é conhecido no Brasil devido ao casal de políticos e ex-presidentes argentinos Néstor Kirchner (1950-2010) e Cristina Kirchner.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA