Sobrenome toponímico ibérico, com origem na vila de Saldaña, na província espanhola de Palência. A etimologia do vocábulo é latina, vindo de saltus, “salto”, “passagem estreita”, “bosques” ou “pastagens”.
O primeiro de que se tem notícia com o sobrenome foi dom Sancho Dias, que viveu no século 9 e foi conde de Saldaña (Saldanha, em português), de onde tirou o nome de família. Dom Sancho foi casado com dona Ximena, filha do rei dom Fruela de Leão.
Mais tarde, tem destaque a importante família do judeu Fernando Lopes de Saldanha, senhor de Miranda e Castanhar, em Castela, Espanha, contador do rei castelhano dom João II (1405-54). Entre seus filhos, Diogo Lopes de Saldanha passou a Portugal com Joana de Trastâmara, a Excelente Senhora (1462-1530), futura esposa do rei português dom Afonso V (1432-81), do qual foi mordomo-mor. Destes descendem os Saldanha de Portugal.
Da Península Ibérica o sobrenome se espalhou pela América. Há registros de diversos exploradores e administradores coloniais lusos com este nome de família, entre eles Martim Lopes Lobo de Saldanha, governador de São Paulo entre 1775-82.
Algumas personalidades com o sobrenome são jornalista e político republicano Joaquim Saldanha Marinho (1816-95), o almirante Luís Filipe de Saldanha da Gama (1846-95) e músico gaúcho Elton Saldanha.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA