Sobrenome toponímico ibérico, dado àqueles que tinham origem em Navarra, antigo reino basco na fronteira entre Espanha e França, hoje comunidade espanhola. O nome vem do basco Naba, que significa “grande área plana próxima às montanhas” ou “declive”.
Navarro (ou Navarra) também é conhecido na Itália, igualmente indicando a procedência do indivíduo ou ancestral. Na França, a forma é Navarre. A região está ligada à história da monarquia francesa, já que no século 16 Henrique III de Navarra se tornou rei francês como Henrique IV (1553-1610).
No Brasil, uma das primeiras famílias com este sobrenome foi a do bandeirante paulista Manuel Alvares de Morais Navarro, que viveu entre os séculos 17 e 18, tendo servido como alferes em São Vicente, depois sargento-mor e mestre do campo na guerra contra os índios do Nordeste. Cavaleiro da Ordem de Cristo, foi ainda vereador em Olinda, Pernambuco.
O sobrenome, tanto de origem espanhola quanto italiana, começou a chegar no final do século 19, período de grandes levas imigratórias. Há um número considerável de imigrantes Navarro desembarcados principalmente nos anos 1910.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista e escritor Silvio Navarro.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA