Sobrenomes italianos com origem na expressão latina agnellus, “cordeirinho” — é o diminutivo de agnus, “cordeiro”. O nome de família pode vir do uso do prenome Agnello, tendo como sentido alguém que é “manso como um cordeiro”. Pode, ainda, ser uma alusão religiosa, usada por cristãos, que faz referência ao Novo Testamento da Bíblia (João 1,29), em que Cristo é o Agnus Dei, o “Cordeiro de Deus”. O sobrenome surgiu na Idade Média.
No Brasil, Agnelli e suas variações começaram a chegar no final do século 19 com o início da imigração italiana. Entre os primeiros, temos Antonio Agnelli, chegado com a esposa à colônia Caxias, no Rio Grande do Sul, em 28 de maio de 1877. Em São Paulo, entre outros, foram registrados Eurico Agnelli (1890) e Salvatore Agnello (1890). No Espírito Santo, temos Agostinho Agnello (1896).
Existem várias famílias com o sobrenome sem que haja ligação entre elas.
Na Itália, o sobrenome hoje é famoso por ter sido Giovanni Agnelli um dos fundadores da Fiat, em 1899 — a família ainda detém 30% da fábrica de automóveis e é proprietária do clube de futebol Juventus.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA