Sobrenome ibérico cuja origem é uma alcunha primitiva. Vem do latim maurus, que significa “pele escura” (ou “africano”), referência aos nascidos ou oriundos da Mauritânia, no Norte da África — por isso os habitantes da região eram chamados de “mouros” —, ou aos habitantes da Espanha (especialmente os da região sul), cujo tom de pele era mais escuro do que o dos celtiberos e bascos. Entre os espanhóis, a forma é Moreño.
Há diversas famílias com este sobrenome, especialmente com origens em Santander, La Rioja e Galícia. A tradição afirma que o primeiro deste sobrenome seria um dos 33 cavaleiros que dom Afonso X, o Sábio (1221-84), herdou da torre de Gil de Olid e o colocou na guarda da cidade de Baeza, na Andaluzia.
Na América, entre os nomes mais antigos está o de dom Pedro Moreno, de Veracruz, no México, a quem o rei Carlos I (ou imperador Carlos V, 1500-58) concedeu brasão de armas em 1538. No Brasil, mencionamos o português Martim Soares Moreno (1586-1648), capitão-mor do Ceará (1611-5 e 1631-7), e Manuel Lourenço Moreno, o “Cangueiro”, tronco da família em Pernambuco, que viveu entre os séculos 17 e 18.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Jorge Bastos Moreno (1954-2017) e o diretor Newton Moreno.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA