Teodoro, Theodoro

Sobrenome patronímico português, com origem no nome próprio Teodoro, do grego Theódoros, “presente de Deus”, de theós, “Deus”; e doros/dôron, “dádiva”, “presente”.

O nome foi muito popular durante a Idade Média, especialmente devido a São Teodoro, sírio martirizado em 307; a São Teodoro de Constantinopla (753-826), perseguido entre outros por Constantino V (741-75), imperador bizantino; e aos papas Teodoro I (r. 642-49) e Teodoro II (r. 897-8). Era comum na Rússia dos tsares, onde o prenome era escrito como Fiódor ou Feodor — como exemplo, mencionamos Teodoro I (1557-98).

Embora, às vezes, possa ser usado com abreviação, Teodoro não tem relação etimológica com Theodoricus, Teodorico ou Dietrich.

Além de ser usado como primeiro nome, Teodoro era utilizado como segundo nome próprio, em homenagem aos santos cristãos, tendo daí surgido como identificação familiar. No Brasil, o nome foi usado por escravizados africanos, que, em muitos casos, o adotaram como sobrenome. A forma Theodoro, muito usada em Portugal, também chegou ao país com imigrantes lusitanos, especialmente no final do século 19. Entre outros, mencionamos José Maria Theodoro, chegado a São Paulo em 1884.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz Silvia Teodoro (1967-2021) e o jurista e escritor Humberto Theodoro Júnior.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima