Sobrenome toponímico ibérico, com origem na cidade de Frías, junto ao rio Ebro, na província de Burgos, ou na província de Teruel, Aragão, na Espanha. A origem etimológica está no latim frigidus, “frio”, daí fria, “fresco” ou “frio moderado”, o que poderia ser referência às águas frias do rio. Querem alguns genealogistas que a família descenda de dois irmãos que ajudaram na tomada de Frías aos mouros no tempo do rei Pelágio das Astúrias, no século 8. Como é um toponímico, há mais de uma família com este sobrenome sem que haja ligação entre elas.
No Brasil, pelo menos sete famílias Frias são registradas entre os séculos 16 e 17, entre elas a de Bento de Frias (cal. 1560-1620), casado por volta de 1590, no Rio de Janeiro, com Leonor Bezerra.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ator e apresentador Mário Frias, atual secretário Especial de Cultura do Brasil, e o empresário Luiz Frias, do Grupo Folha.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA