Sobrenome português e italiano, com origem no nome próprio Bento, forma curta e popular de Benedito, do latim Benedictus, “o abençoado”, ou “o bendito”. Existem em outros idiomas, com variadas formas: Benoit (em francês), Benedetti, Beneditto, Benedetto e Benedites (italiano) e Benedikt (alemão). Era e ainda é muito usado como prenome em Portugal e no Brasil.
Como sobrenome tornou-se popular na Idade Média, entre outras coisas, por causa de São Bento de Núrsia (480-547), criador da ordem beneditina, a mais antiga ordem católica de clausura monástica. Outro nome religioso muito popular é o de São Benedito (1526-89), nascido em San Fratello, na Sicília, Itália, e conhecido como “o santo mouro” ou “santo negro”.
No Brasil, há registros do sobrenome desde, pelo menos, o século 17. Entre outros, mencionamos o português João Bento (ca. 1629-80), morador do Rio de Janeiro e casado desde 1659 com Isabel do Vale. Entre os imigrantes italianos, temos Samuel Bento, chegado em 1882 a bordo do navio Savoia.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA