Caetano

Vista panorâmica da cidade de Gaeta, na província de Latina, Itália

Nome e sobrenome com origem no gentílico latino Caietanus, “habitante de Caieta”, hoje cidade de Gaeta, na província de Latina, Itália. Entre os primeiros a usar a identificação, mencionamos Giovanni Gaetani (1063-1119), o papa Gelásio II, natural de Gaeta. A popularização, porém, veio mais tarde, entre outros motivos, por devoção a São Caetano de Thiene (1480-1547).

Caetano deu origem a outras formas, como Gaetano e Gaetan (italiano), Gaétan (francês) e Kajetan (polonês).

No Brasil, é comum como prenome, mas existem referências a famílias açorianas com este sobrenome desde, pelo menos, o século 18. Entre outros, mencionamos Antonio Caetano, proprietário de terras em Viamão, Rio Grande do Sul, em 1771. O sobrenome também chegou ao país por meio de imigrantes italianos a partir do final do século 19. Entre os pioneiros, mencionamos o solteiro Ferrucio Caetano, chegado em Santos, em 1888, a bordo do vapor Ila de Lozana. Há também imigrantes portugueses registrados em São Paulo, principalmente entre 1880 e 1890.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o português Aleixo Maria Caetano (1741-1804), um dos membros do triunvirato que governou Santa Catarina em 1800.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima