Cheng é um sobrenome chinês muito antigo, surgido há quase 3 mil anos, durante a dinastia Shang (1766-1122 a.C.). Segundo a tradição, tem origem em um alto conselheiro do império, descendente do lendário imperador Zhuan Xu (Zhuanxu ou Gaoyang), que recebeu o domínio da região de Cheng, em Henan, fazendo com que seus descendentes adotassem o nome da área como sobrenome.
Há, porém, muitas outras versões para sua procedência. Uma delas afirma que a origem remonta ao estabelecimento da dinastia Zhou ou Chou (1122-221 a.C.), quando ao quinto filho de Wen Wang foi concedido o senhorio do estado de Cheng, ou Chengxian, na província de Gansu. Há ainda a forma Zheng, que pode ter a mesma origem, ou estar ligada ao estado de Zheng (condado de Hua, em Shaanxi) e ao governante Xuan de Zheng, irmão de Xuan Wang (827-781 a. C.), penúltimo rei da dinastia Zhou no oeste do país. Cheng e Zheng estão entre os nomes da família mais comuns na China.
No Brasil, imigrantes vindos da China começaram a chegar no início do século 19, na época de dom João VI, mas em número muito pequeno. Oficialmente, o primeiro navio com chineses chegou ao Brasil em 1900. De lá para cá, a migração de chineses não foi intensa e tanto imigrantes como seus descendentes ainda formam uma comunidade bastante pequena se comparada à colônia japonesa.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA