Mariano

Imagem da Virgem Maria em uma parede na cidade de Camden, Nova Jérsei, Estados Unidos

Nome e sobrenome ibérico e italiano, com origem na devoção a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Procede do latim Marianus, adjetivo relativo à Maria. Na tradição cristã, Maria seria a forma latinizada do hebraico Miriam, que tem origem no egípcio mry (Marye) ou mr, de “amada” — Miriam ou Miriã era o nome da irmã de Moisés.

O nome próprio, porém, parece ser anterior ao uso comum entre os cristãos, vindo do prenome masculino latino Marius (Mário), de mas ou maris, “macho”, “viril”. Além de Mariano, usado tanto na Península Ibérica quanto na Itália, existem variações como Marianno e Mariani.

No Brasil, o sobrenome está presente desde o século 19 com imigrantes espanhóis, portugueses e italianos. Há registros desde a década de 1870. No Rio Grande do Sul, temos o italiano Angelo Mariano, chegado com a família em 1876. Em São Paulo, Raffaelo Mariano desembarcou em Santos com destino a Campinas em 1882.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o cantor Pedro Mariano, filho da cantora Elis Regina (1945-82) e do pianista César Camargo Mariano.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima