Sobrenome toponímico português, cuja origem pode estar associada à vila de São João da Madeira, em Aveiro, Portugal, ou à ilha da Madeira, região autônoma portuguesa.
O primeiro que se conhece com este nome de família foi Afonso Martins Madeira, que viveu por volta dos anos 1290. Com a povoação da ilha da Madeira no século 15, muitos lusos também tomaram o nome do lugar como identificação familiar a partir do século 16.
O sobrenome Madeira pode derivar ainda de um apelido primitivo. Madeira vem do latim materia, “tronco das árvores”, “matéria de alguma coisa feita”.
No Brasil, o sobrenome está presente desde o século 17. No Rio de Janeiro, existem registros de, pelo menos, seis famílias Madeira. O sargento Manuel Fernandes Madeira, por exemplo, casado com Maria Mendes, era da ilha portuguesa. Entre os administradores coloniais, Manuel Madeira foi capitão-mor do Grão-Pará (1639-40) e o capitão Felix Madeira de Gusmão (1621-66), da capitania de Cabo Frio (1644-53).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o jornalista Ismar Madeira e a escritora Carla Madeira.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA