Salomão, Salomon

Sobrenomes de origem religiosa, podendo ter procedência tanto na Península Ibérica quanto no Oriente Médio, entre cristãos ou judeus. É uma referência a Salomão, rei de Israel no século 10 antes de Cristo, descrito no livro bíblico de Reis como filho do rei Davi e Bate-Seba. A Salomão é atribuída a autoria dos livros de Provérbios, Eclesiastes e o Cântico dos Cânticos, além de alguns salmos.

O nome tem origem no hebraico Shelomoh ou Shlomoh, da expressão shalom, “paz”, significando, assim, “o pacífico” — em árabe, salam. Há outras formas, como Salomó (catalão), Salomón (espanhol), Salomoni (italiano) e Salomon ou Solomon (em inglês, francês e alemão).

O sobrenome chegou ao Brasil durante a ocupação holandesa no Nordeste, no século 17. Um Isaiah Salom aparece como membro da comunidade israelita em Recife (1648-53). Já no começo do século 20, há diversos imigrantes sírio-libaneses, turcos, portugueses e espanhóis registrados nos portos do país. Entre eles, mencionamos, o sírio Abdal Salomão (1908), o turco Abud Salomão (1910) e português Pedro Salomão (1921).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o empresário Gilberto Salomão, filho de imigrantes libaneses.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima