Sobrenome toponímico com origem italiana, mas também encontrado na Península Ibérica. Procede de Sangallo (ou San Gallo), parte do antigo ducado de Milão, hoje cantão de St. Gallen, na Suíça. O nome da cidade tem origem em Gallus, nome de um monge missionário irlandês do século 7, mais tarde santificado, que construiu a abadia em volta da qual St. Gallen nasceu.
Em latim, gallus pode ser uma referência ao galo (a ave), a um gaulês (o habitante da Gália) ou a um “castrado” ou “eunuco”.
St. Gallen é a origem de uma importante família de Florença, Itália, que, entre outros nomes de expressão, ganhou destaque com o arquiteto e escultor Giuliano da Sangallo (1443-1516). Além de Sangallo, também existe a variação Sangalli.
Na Península Ibérica, além da referência geográfica, o sobrenome pode estar ligado à devoção ao santo San Gallo ou San Galo, também conhecido como Galo de Arbona. Na Espanha, região de Navarra, Sangalo é a forma mais comum.
No Brasil, há registros de imigrantes italianos chegados no final do século 19, especialmente no Sul e no Sudeste e, notadamente, com a grafia Sangalli. Entre outros, mencionamos Enrico Sangalli, estabelecido na colônia Nova Palmira, Rio Grande do Sul, em 30 de setembro de 1875.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a cantora Ivete Sangalo, neta de um imigrante espanhol.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA