Buarque

Imagem aérea de Buarcos, Figueira da Foz, em Portugal

Sobrenome de uma das mais tradicionais e conhecidas famílias brasileiras, o significado de Buarque é desconhecido. Provavelmente é a forma truncada de um étimo antigo, talvez estrangeiro, pouco comum em Portugal. Pode ser um toponímico, com origem em Buarcos, no concelho de Figueira da Foz. No arquipélago da Madeira, há registros do começo do século 16 de um “Antônio de Buarcos”, casado com Felipa Nunes. Não está descartada ainda a possibilidade de que tenha origem em um apelido ou topônimo alemão ou holandês, corrompido com o tempo e pela língua — há diversos exemplos assim no período das navegações: Lehm/Leme, Bruyn/Brum e Hürter/Dutra, entre outros.

De todo modo, o sobrenome espalhou-se pelo Brasil especialmente no Nordeste. O registro mais antigo é o do pároco da igreja de São Bento, em Porto Calvo, Alagoas. Padre Antônio Buarque de Lisboa manteve um relacionamento amoroso com Ana Tereza Lins, de apenas quinze anos, e com ela teve o filho Manuel Buarque de Jesus (1740-1812), o coronel Manuel, tronco de uma numerosa família, de grande relevância política e cultural no Brasil.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o filólogo Aurélio Buarque de Holanda (1910-89) e o músico Chico Buarque (Francisco Buarque de Hollanda).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima