Barbalho

Sobrenome português cuja origem é um apelido, possivelmente pejorativo, o “barba de alho”; ou um topônimo, a localidade portuguesa de Barba de Alho, em Torre de Bera, Coimbra.

O étimo “barba” vem do latim para designar os pelos do rosto do homem e sua origem é o indo-europeu vardh, “crescer”; mas barba também era usado para identificar as raízes ou filamentos de algumas plantas, como o alho (Allium sativum). Além da “barba”, a planta tem ainda o “dente” e a “cabeça”.

O sobrenome está presente no Brasil desde o primeiro século de colonização. No Rio de Janeiro existem registros de pelo menos dois membros da família: Francisco Barbalho (1641-1737) e Luís Barbalho Bezerra (1584-1644). Este, filho de Fernão Bezerra Monteiro e d. Camila Barbalha, foi casado com d. Maria Mendonça, sendo governador do Rio de Janeiro (1643-4) e importante nas lutas para expulsar os holandeses do Nordeste. Outros membros da família foram administradores coloniais no Rio e no Espirito Santo, no século 18. Na atualidade, o sobrenome é conhecido devido à família de políticos paraenses.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ator Lúcio de Barros Barbalho, o Lúcio Mauro (1927-2019).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima