Sobrenome japonês com origem no local de procedência da família — a maioria dos sobrenomes japoneses identificam a região onde o clã vivia. No caso de Nakajima, na “ilha central” (de Naka, “de dentro” ou “do meio”, e Jima, “ilha”). A família descende de um clã de samurais de Tosa, na região de Kochi, na ilha de Shikoku.
O sobrenome chegou ao Brasil no começo do século 20 com os primeiros imigrantes japoneses. Entre 1912 e 1929, pelo menos treze famílias Nakajima desembarcaram em São Paulo. A pioneira foi a de Michihei Nakajima, que veio com a esposa, um filho e um irmão no vapor Itsukushima Maru, chegado em Santos em 1912.
Embora presente no Brasil, o sobrenome é popular entre os brasileiros principalmente devido ao piloto japonês de corridas de F1 Satoru Nakajima, que foi companheiro de Ayrton Senna e Nelson Piquet. O nome de família também é famoso devido à fabrica de aviões Nakajima, criada pelo engenheiro naval Chikuhei Nakajima, importante durante a Segunda Guerra (1939-45).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA