Sobrenomes com procedência italiana e ibérica, com origem no termo latino venturus, “o que está por acontecer” ou “o que está por vir”, “que virá”. Pode ser também a forma abreviada de Boaventura, “boa sorte”, “boa fortuna” ou “bom destino”.
Ventura é encontrado tanto na Itália quanto na Península Ibérica, já Venturini e variações como Venturi, Turina e Turra, são sobrenomes tipicamente italianos. Originalmente era usado apenas como nome próprio — na Itália, entre os séculos 11 e 12. Somente séculos mais tarde se tornou nome de família.
No Brasil, o sobrenome está presente desde o final do século 19, com a chegada dos imigrantes italianos. Entre os primeiros Venturini, mencionamos a família de Giovanni Venturini, de Cordignano, no Vêneto, chegada a Vitória, no Espírito Santo, a bordo do vapor Colombia, em 15 de agosto de 1877. Quase na mesma época há registros de famílias no Rio Grande do Sul e, um pouco mais tarde, em São Paulo. Quanto ao sobrenome Ventura, além de imigrantes italianos há registros de espanhóis e portugueses, como António Ventura, que desembarcou em Santos em 1882. No Brasil, principalmente durante o período colonial, Ventura é mais comum como nome próprio.
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes, destacamos o escritor Zuenir Ventura e a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Fernanda Venturini.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA