Sobrenome alemão, com origem no médio alto-alemão vuhs ou vuohs, que significa “raposa”. Pode indicar características psicológicas (um indivíduo astuto ou inteligente) ou a ocupação de um ancestral (dado a alguém que trabalhava com peles de raposa ou caçava o animal).
O mais antigo nome conhecido é o de Nicolaus “Vulpes” (a forma latina para raposa), mencionado na Basileia, Suíça, em 1269. Na Alemanha, Hans Fuchs é registrado em Magdeburgo, em 1419.
No Brasil, o sobrenome chegou no século 19, com o início do processo de imigração com alemães. O pioneiro foi o solteiro Johannes Fuchs, chegado ao Rio Grande do Sul em 1825. Em 1827, três famílias Fuchs chegaram a São Leopoldo, entre elas a do carreteiro Johann Adam Fuchs (1780-1853), de Sargenroth, no Hunsrück. Adam chegou à colônia gaúcha em 16 de dezembro de 1827, com a esposa Maria Michel e cinco filhos, e se estabeleceu em Lomba Grande.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos os esportistas Bruno e Argel Fuchs.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA