Dick, Dijk, Dyck e Dyk são sobrenomes com grafia semelhantes, mas de origens distintas.
Dick vem do médio alto-alemão dicke (dick), “gordo”, o que indica um apelido, dado a alguém por uma característica física; ou de Dick, a forma abreviada do nome próprio Dietrich, muito comum na Idade Média. (Ver Dietrich em outro verbete).
Já Dyck e Dyk são as formas anglicizadas do alemão Dick e também do holandês Dijk ou Dijke – neste caso, normalmente acompanhadas da preposição van. Dijk(e) tem origem toponímica, vindo do médio-holandês dike, “dique” ou “barragem”. A origem do termo dique é controversa, mas é provável que tenha vindo do árabe daique e este do hebraico daick ou dik, “valo” ou “defesa para reter água”.
No Brasil, Dick chegou com os imigrantes alemães no século 19. O pioneiro foi Jakob Dick (1778-1854), natural de Nack, na Renânia-Palatinado, e chegado a São Leopoldo, Rio Grande do Sul, com a esposa Margaretha Mayer (1788-1869) e quatro filhos em 29 de dezembro de 1825. As formas holandesas Dijk ou Dijke não são comuns no Brasil.
Entre algumas personalidades mundiais com este sobrenome, destacamos o jogador da seleção holandesa de futebol Virgil van Dijk.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA