Hernández é um patronímico espanhol, cujo significado é “filho de Fernando”. O nome próprio Fernando procede do germânico Firthunands ou Fridenandu (em latim Ferdinandus) e daí Fernán e Hernán, as formas mais comuns entre os espanhóis. Querem alguns que a origem do prenome seja formada por firthu (em alemão moderno Frieden), “paz”, e nands, “ousado”. Ou seja, aquele que é “audaz pela paz”. Para outros, viria de Frad, “inteligente” ou “protetor”, e nand, “ousado”.
Como sobrenome, além de Hernández e Ernandes, existem variações como Hernándiz, Hernánez, Hernaz, Herraz, Nández, entre muitas outras. Ver mais no sobrenome Fernandes.
No Brasil, está presente desde o período colonial, mas é mais frequente a partir do século 19, com a vinda de imigrantes espanhóis. Entre muitos outros, mencionamos Isidoro Hernandez, de 19 anos, chegado a Santos, São Paulo, no vapor Pampa, em agosto de 1882; e Joaquim Hernandez, desembarcado em Vitória, no Espírito Santo, com esposa e filho, em 1896.
Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos o escritor argentino José Hernández (1834-86), autor do célebre poema “Martín Fierro”, muito popular na cultura do pampa.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA