Sobrenome espanhol com origem em um apelido, característica física de um ancestral ou de um topônimo, como a localidade de Rojas, em Burgos, na comunidade autônoma de Castela e Leão, ou Rojales (Rojals), em Valência, ambas na Espanha.
Rojas vem do latim ruber, rubius ou rubeus, relacionado à cor vermelha, “vermelho” ou “ruivo”, normalmente indicando que um ancestral da família teria o cabelo ou a barba ruiva (ou, em alguns casos, a pele muito clara). No caso dos topônimos, indica a terra vermelha do local. Na antiga Roma, eram conhecidos os nomes próprios Rubius ou Rossius. Na Espanha são comuns os sobrenomes Rojo, Rojos e Rubio. Formas tipicamente catalãs são Roig, Roges, Roja e Rojals.
Entre as famílias mais antigas consta a de Sancho de Rojas (1381-1422), militar e religioso, bispo de Palência, Astorga e Córdova, e arcebispo de Toledo. Em 1688, o rei espanhol Carlos II (1661-1700) concedeu o título de conde de Rojas a dom Francisco González de Aguilar e Rojas, cavaleiro da ordem de Santiago.
No Brasil, o sobrenome é mais frequente depois dos anos 1890, com a chegada de imigrantes espanhóis, como Juan Rojas (1889) e Victoriano Rojas (1896), chegados ao Espírito Santo; e Anselmo Rojas (1893) e Juan Rojas (1905), desembarcados em São Paulo.
Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, mencionamos José Miguel Infante Rojas (1778-1844), senador e ministro chileno, autor da lei da Abolição da Escravidão no Chile, em 1823.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA